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A magia Disney nas mídias sociais

A Disney enfrenta desafios como qualquer outra empresa. Porém o que torna a Disney tão especial é de fato a “magia” percebida na marca.

Tive a oportunidade de conhecer os parques de Orlando (FL) em Setembro e nossa, a sensação é realmente indescritível. Tudo bem, sou suspeita para falar porque sou apaixonada pela Disney desde criança, mas, olhando a empresa de uma visão mais profissional, eu realmente tiro o meu chapéu para cada estratégia adotada, seja no on ou no offline.

“A Disney realmente desvendou a magia na prática. Não que consigamos reproduzi-la perfeitamente a cada vez, mas chegamos muito, muito perto. Você pode ir a qualquer lugar e ver isto em ação. Visite o Animal Kingdom em Lake Buena Vista ou faça um dos nossos cruzeiros para a ilha da Disney em Castaway Cay. Se você olhar para o rosto das pessoas, verá que a Disney ainda sabe como encantar as pessoas, retirá-las de suas vidas estressantes ou ocupadas demais e conduzi-las por experiências repletas de encantamento e empolgação.” – Michael  D. Eisner

Fico admirada ao ver a história de Walt, da compra dos pântanos que hoje se transformaram no complexo Disney e principalmente da percepção em cada detalhe. No livro “O jeito disney de encantar clientes” são relatadas algumas das estratégias de negócios adotadas pela marca, e é interessante pois há um trecho em que o Walt Disney cita que seus parques foram criados porque as suas duas filhas adoravam parques de diversão, mas que esses parques não eram tão divertidos pois muitas vezes eram sujos, estavam em mau estado de conservação ou tinham um atendimento precário. E o grande foco foi criar parques temáticos focados na experiência do convidado, motivo pelo qual há toda uma preocupação com o atendimento do complexo Disney.

“O Walt Disney World é o maior empregador em um único local dos Estados Unidos e funciona todos os dias da semana, o ano inteiro. É operado por uma força de trabalho de mais de 55 mil “membros de elenco” -como a Disney chama os funcionários – que entretém e servem milhões de “convidados” (Sim, é assim que a Disney chama os clientes) todos os anos.” – Michael  D. Eisner

Mas, enfim, não vou ficar explicando o que é a Disney e o quanto fiquei admirada em Orlando, mas sim, em como uma empresa do porte da Disney tem feito um trabalho excepcional nas mídias sociais.
A empresa tem mais de 1 milhão de seguidores no Twitter, 38 milhões de fãs na página da marca Disney no Facebook, 11 milhões de fãs na página Walt Disney World e 21 milhões de inscritos no YouTube. Tudo bem, a Disney é uma empresa gigantesca, possui parques de diversão, produz filmes e animações, cria musicais e tem N fontes de renda.


Mas, pra quem acha que é fácil, ainda não viu a comunicação segmentada que eles precisam fazer em diversas mídias para manter a marca viva na percepção do público.

Um grande exemplo da comunicação segmentada da empresa, pode ser visto no canal Disney Parks do YouTube que é totalmente específico para quem gosta ou tem curiosidade de conhecer o complexo Disney e seus eventos. Mas não basta criar um novo canal na mídia se você não alimentá-lo com conteúdo relevante. E a Disney particularmente, sempre tenta ressaltar o fator “magia” em seus posts. Não é a toa que há diversos posts na Fan Page com citações memoráveis dos clássicos, algo que resgata no público uma lembrança de outrora.

E devido a variedade das produções realizadas pela empresa, até mesmo em datas comemorativas é possível citar algum desenho.

Aliás, a diversidade de conteúdo que é trabalhada na Fan Page é fantástica! Há “marcos” com as datas de lançamento das produções, há teasers para os novos filmes produzidos, há chamadas para jogos da Disney disponíveis na Apple Store e no Android, há vídeos das ações promocionais realizadas, produções e dos espetáculos noturnos que são exibidos em todos os parques da empresa e claro, há a divulgação de seus eventos e notícias.

Vale ressaltar que para que tudo isso dê certo, o monitoramento das mídias sociais da Disney precisam ser contínuos, motivo pelo qual, eles conseguem antecipar diversas polêmicas da marca e transformá-las em algo positivo. Quer um exemplo? Veja o vídeo com os personagens do Star Wars divertindo-se nos parques de Orlando logo após grandes portais anunciarem que a Disney comprou a Lucasfilm.

Para finalizar, a Disney consegue até mesmo destacar o lema “Let the memories begin” em um canal no YouTube onde as pessoas podem compartilhar suas lembranças com a marca.

Bom, pra quem ainda dúvida do quanto a Disney entende do seu público e da sua repercussão nas mídias sociais, vale o clique no vídeo apresentado por Jan Rezab do SocialBakers no Curtindo o Facebook. 😉

2 Responses to "A magia Disney nas mídias sociais"

  1. Bruno Mota
    Bruno Mota 5 anos ago .Responder

    Procurei ler desconsiderando que você é fã da Disney. =) Os pontos que você apresenta são bem convincentes e acho que você conseguiu ser imparcial.Parabéns pelo post.

    • Juliane Harada

      Oi Bru
      Tudo bom?
      Fico feliz de ter sido imparcial no post embora a Disney me encante. É muito bom saber que consegui transmitir isso, de verdade.
      Obrigada por dar sua opinião aqui. *-*

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