Giovannetti
Em Fevereiro de 2013 assumi a responsabilidade de gerenciar e direcionar toda a comunicação do Giovannetti – restaurante tradicionalíssimo em Campinas e criador do corte “boquinha de anjo”.
O principal desafio deste projeto era transformar o Facebook do Giovannetti em uma extensão da marca no ambiente digital – transmitindo toda a história, valores e ideologias do restaurante para o público.
O primeiro grande passo para entender todo o conceito da marca foi feito através de uma experiência de imersão no cliente. Permaneci alocada no restaurante durante uma semana inteira, observando todos os comportamentos dos colaboradores e clientes, as interações e identificando diferenciais da marca que poderiam ser explorados.
Conversando com os colaboradores aprendi muito sobre a história da empresa e a criação dos produtos que compõem o cardápio do restaurante. Ouvi diversos relatos que já aconteceram na empresa e entendi que a imagem da marca diante ao público interno é muito forte! – Grande parte dos colaboradores que compõem o “backstage” diário do Giovannetti possuem uma admiração muito verdadeira pela empresa.
Após toda essa experiência, organizei os insights e conduzi um plano de ação identificando as possíveis editorias a serem trabalhadas, entre elas destaco:
- Entretenimento: Onde era possível relacionar os pratos do restaurante com programas rotineiros do público como ir ao cinema ou a shows que aconteciam próximos aos restaurantes.
- Duelo de Pratos: Onde o intuito era gerar interações entre o público e identificar os pratos favoritos da casa.
- Glossário: Os nomes presentes no cardápio da empresa foram criados por diversos colaboradores que tive a oportunidade de conhecer. Ao entender as histórias por trás de cada termologia, resolvi compartilhar isso com os clientes do restaurante, instigando a curiosidade dos mesmos. Até porque parte das nomenclaturas foram inspiradas em clientes fiéis.
- Tradições/Você Sabia?: Editoria que tratava dos pratos de forma mais autoral e histórica. Explicando com autoridade a ideia por trás da composição dos pratos.
- Família Giovannetti: Editoria onde era trabalhada toda a trajetória do público interno da empresa, apresentando os funcionários e prestigiando as criações e responsabilidades de cada um como parte do time. O mais bacana de trabalhar com essa editoria era que os clientes do restaurante identificavam os colaboradores e parabenizavam o restaurante pela atitude.
Através deste novo posicionamento, o Facebook do Giovannetti se tornou um canal muito querido entre o público interno e externo da marca e ganhou uma grande força como ferramenta de endomarketing.
Ao longo da minha atuação com a marca de Março de 2013 a Agosto de 2014, pude ver a marca crescer, se tornar imensamente querida entre o público e fazer parte de muitas histórias – a mais marcante na minha opinião foi quando identificamos um casal que havia se conhecido em uma unidade do Giovannetti e realizamos o casamento no restaurante, marcando a história do casal e da empresa.
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