MultiLimpeza Ypê

Responsável pelo gerenciamento do projeto e das equipes envolvidas, pelo suporte a mídia online campanha e pela mensuração dos resultados.

Período: De Abril à Novembro de 2015

Objetivo: Aumentar o número de vendas do Ypê Multiuso.

Em Abril de 2015, a Ypê me apresentou um briefing e um pré-planejamento de marketing digital envolvendo a criação de uma websérie no YouTube, o desenvolvimento de um casual game e solicitou o envolvimento das mídias sociais para divulgação da campanha.

Para mensurar o projeto, estabelecemos cada uma das metas a serem atingidas durante a campanha, divulgada de Julho à Agosto de 2015.

O grande desafio do projeto era encontrar um endossante para a campanha, que trouxesse de forma humorística porém sutil a utilização do produto. Após analisar diversas celebridades e traçar cada perfil, optamos por seguir com a atriz Fernanda Souza, devido ao histórico e empatia da atriz que condizem com os valores da Ypê.

 

Após a aprovação da atriz, foram desenvolvidos os roteiros e produzidos os vídeos. Demos inicio a segunda parte do projeto: Contextualização da marca e divulgação nas mídias sociais.

Eu e a Amanda Pimentel listamos todos os produtos da linha Multiuso Ypê, estudamos sua finalidade e listamos assuntos pertinentes para abordar os produtos. Após concluir esses tópicos, levantei um estudo sobre o perfil e interesse do público-alvo da empresa nas redes sociais e cruzamos esses dados com o perfil do consumidor da marca, levantado pela equipe de Marketing.

Ao traçar os perfis e interesse do público, listamos os potenciais canais parceiros para divulgar a campanha e montamos um planejamento junto a cada um deles explicando como transmitir as mensagens da marca de forma sutil entre o público-alvo, em um tom de dica e não de imposição.

O projeto foi um sucesso e bateu todas as metas estipuladas no primeiro mês de divulgação.

Foram mais de 35.000 acessos aos artigos do Multiuso publicados no blog da Ypê, 3 milhões de pessoas impactadas pela campanha, mais de 280.000 interações com a marca nas redes sociais e 3.300.000 visualizações a websérie no YouTube. 🙂

Os canais parceiros da marca impactaram mais de 40.000 pessoas e geraram mais de 8.600 interações sobre o produto.

Ao compararmos o resultado da campanha com os resultados obtidos o produto líder da categoria, percebemos que o concorrente também optou por lançar uma campanha com uma ex-chiquitita mas que não obteve tanto sucesso.

Durante o período da campanha a Ypê conquistou 152.777 novos fãs, publicou 70 posts e gerou 432.000 interações. Enquanto o principal concorrente conquistou 5.177 novos fãs, publicou 3 posts e gerou 5.800 interações.

 

Exemplos de posts publicados durante a campanha:

Captura de Tela 2015-12-02 às 11.35.08
Captura de Tela 2015-12-02 às 11.35.28

Captura de Tela 2015-12-02 às 11.35.57