Piracanjuba

Responsável pela coordenação do projeto, por toda a divulgação em mídia online da marca,  mensuração de dados e análise de mercado do projeto.

Período: De Agosto de 2014 à Novembro de 2015.

Objetivo: Identificar oportunidades de mercado para a marca.

Piracanjuba

Em Agosto de 2014 comecei a monitorar todas as citações a Piracanjuba na internet, registrando todas as atividades dos consumidores e suas opiniões a respeito dos produtos.

Percebi que a marca gerava uma enorme empatia entre o público intolerante à lactose e que a linha Zero Lactose da Piracanjuba, possuí um enorme potencial de mercado.

Ao analisar os comentários dos próprios consumidores na página e seus comportamentos diante dos produtos da linha, resolvi criar publicações que pediam sugestões de lançamentos que os clientes gostariam de ver pela marca.

Ao motivar as pessoas a expressarem suas opiniões sobre a marca, identifiquei o potencial de 2 novos produtos para a Piracanjuba: o Leite Condensado Zero Lactose e o Creme de Leite Zero Lactose até então nunca lançados no mercado.

A Piracanjuba analisou as menções reportadas e viabilizou o lançamento dos dois produtos. E ao anunciá-los na página do Facebook, muitos consumidores parabenizaram a empresa pela iniciativa e para a nossa surpresa, deram ainda mais sugestões produtos.

Colhendo os feedbacks do Leite Condensado Zero Lactose, percebi que parte dos comentários negativos ocorriam porque o produto é disponibilizado em caixas e muitas pessoas gostariam de experimentar um Doce de Leite Zero Lactose. Foi então, que enviei essa sugestão à Piracanjuba que aceitou a proposta e meses depois, lançou o primeiro Doce de Leite Zero Lactose do mercado.

Com esses lançamentos a Linha Zero Lactose da Piracanjuba conquistou uma maior porcentagem de marketshare e tornou-se uma das marcas mais influentes neste segmento.

Comparando os dois cenários da marca: antes e depois dos lançamentos observei que:

  • Mantendo o mesmo investimento em mídia online, mudamos a média de fãs de conquistados de 7.000 por mês para aproximadamente 10.000.
  • Triplicamos o volume de pessoas falando sobre a marca, antes contávamos com uma média de 880 citações mês e passamos a ter uma média  de 3.100 menções/mês.
  • Com o aumento da base de fãs da página e com o lançamento contínuo de novos produtos alteramos também o volume de SAC 2.0 registrados. Antes a marca contava com uma média de 370 interações de SAC por mês via redes sociais e após os lançamentos manteve uma média de 2.200 ocorrências de SAC/mês.