Piracanjuba
Em Agosto de 2014 tive a oportunidade de gerir a marca da Piracanjuba no ambiente digital. Iniciei o meu trabalho com a marca levantando informações sobre a empresa, monitorando os canais da marca e fazendo um benchmarking da concorrência.
Ao analisar o mercado em que a Piracanjuba atuava, percebi que havia uma grande empatia com o público intolerante à lactose e que a linha Zero Lactose da Piracanjuba tinha um enorme potencial de mercado – Embora em 2014 o único produto da linha fosse o Leite Zero Lactose.
Como este é um público muito delicado, fiz diversos estudos sobre o processo da formulação zero lactose, os efeitos colaterais da intolerância e para entender melhor este público comecei a promover na página diversas discussões relacionadas às expectativas deste mercado. Em um destes estudos, identifiquei que uma das principais frustrações dos intolerantes era justamente a baixa variedade de produtos destinados a eles. Sendo assim, comecei a criar publicações que perguntavam aos consumidores sugestões de produtos que eles gostariam de consumir.
Ao fazer esse tipo de exercício acabei motivando as pessoas a expressarem suas opiniões sobre a marca e identifiquei a oportunidade de lançar 2 novos produtos para a Piracanjuba: o Leite Condensado Zero Lactose e o Creme de Leite Zero Lactose até então nunca vistos no mercado.
A Piracanjuba analisou as menções reportadas e viabilizou o lançamento dos dois produtos. E ao anunciá-los na página do Facebook, muitos consumidores comemoraram a repercussão disso – afinal, as sugestões surgiram pela página da empresa – e parabenizaram a marca pela iniciativa e para a nossa surpresa, deram ainda mais sugestões produtos.
Colhendo os feedbacks do Leite Condensado Zero Lactose, percebi que parte dos comentários negativos ocorriam porque o produto é disponibilizado em caixas e muitas pessoas gostariam de experimentar um Doce de Leite Zero Lactose. Foi então, que enviei essa sugestão à Piracanjuba que aceitou a proposta e meses depois, lançou o primeiro Doce de Leite Zero Lactose do mercado.
Com esses lançamentos a Linha Zero Lactose da Piracanjuba conquistou uma maior porcentagem de marketshare e tornou-se uma das marcas mais influentes neste segmento.
Comparando os dois cenários da marca: antes e depois dos lançamentos observei que:
- Mantendo o mesmo investimento em mídia online, mudamos a média de fãs de conquistados de 7.000 por mês para aproximadamente 10.000.
- Triplicamos o volume de pessoas falando sobre a marca, antes contávamos com uma média de 880 citações mês e passamos a ter uma média de 3.100 menções/mês.
- Com o aumento da base de fãs da página e com o lançamento contínuo de novos produtos alteramos também o volume de SAC 2.0 registrados. Antes a marca contava com uma média de 370 interações de SAC por mês via redes sociais e após os lançamentos manteve uma média de 2.200 ocorrências de SAC/mês.
Todos esses lançamentos foram muito bem aceitos pelo público e representaram um crescimento exponencial para a empresa. Diante deste novo cenário de atuação e com a Linha Zero Lactose Piracanjuba crescendo a cada dia, em 2015 conduzi um estudo identificando um endossante para as futuras campanhas da marca. Entre as diversas possibilidades levantadas o único ponto crítico era que precisava ser uma pessoa que possuísse de fato intolerância a lactose. Por fim, a escolhida foi a atriz Bruna Marquezine que estava em evidência devido a sua atuação na novela “I Love Paraisópolis”. A campanha com a endossante foi veiculada para comemorar todo o sucesso conquistado ao longo deste projeto.
Comments are closed