Sobre o Blog

Olá,

Meu nome é Juliane Harada, mas, pode me chamar de Ju se você quiser. 😉

Se esta é a primeira vez que você visita o meu blog, seja bem-vindo! Espero que meus textos contribuam para o seu aprendizado. E se isso acontecer, o blog estará cumprindo o seu objetivo que é compartilhar conhecimentos.

Agora, se você já conhece o meu blog, acho que você já percebeu o meu amor incorrigível pela internet. <3

Ju Harada

A internet, a velocidade da informação e as mil e uma formas de interação propostas com esse único conceito. Onde o acesso a informação é gratuito e sem barreiras. Tem como não amar? 🙂

Sou fascinada pelas formas de interação disponíveis através dessa imensa rede. Gosto das formas como as pessoas se comunicam e de como a internet é bem aceita por todas as tribos.

Sabe, eu particularmente, sou a favor das experiências, dos modismos. Posso dizer que, o meu interesse pelo diálogo na rede começou em 2004, época em que os fóruns, fotologs, flogões, blogs e orkuts representavam algo que hoje chamamos de “redes sociais”. Pude participar de todos esses canais que com toda certeza, me ensinaram muita coisa.

Mas, se você acha que logo percebi esse meu fascinio por comunicação, você se enganou. Na verdade, sempre fui muito curiosa. Sempre movida pelo meu instinto vivo expandindo meus horizontes para conhecer coisas diferentes.

“Nós continuamos seguindo em frente, abrindo novas portas e fazendo coisas novas, E sabe por quê? Porque somos curiosos e a curiosidade nos conduz por novos caminhos. – Walt Disney

Foi assim, que iniciei meu curso técnico de Web Design. Me formei e trabalhei como designer em 2009. E sabe, gostei bastante. Mas, coincidentemente, essa também foi a época que o Twitter começou a ganhar visibilidade no Brasil. E eu, curiosa como sou, resolvi entender o potencial dessa ferramenta, então, me aventurei em um curso chamado “Mastering Twitter” com a Martha Gabriel. Ao voltar para o meu trabalho, não me limitei a fazer design, mas também comecei a pensar em como poderia usar meus últimos aprendizados em um projeto e daí surgiu o “Desafio: Não Gostou? Então, faça!“. Mas, sabe, eu precisava de novos desafios. Precisava converter minha sede de aprendizado em algo ainda maior. Então decidi fazer um curso de SEO (Search Engine Optimization). É, eu sei, agora fui pra uma área totalmente diferente. Mas, eu queria entender como funcionavam os mecanismos de busca. E de fato entendi, graças ao pessoal da Mestre SEO.

A partir daí, comecei a estudar conceitos de navegabilidade, links patrocinados e formas de interação nessa grandiosa web. Até que, as novas mídias começaram a ganhar espaço e as mídias sociais começaram a ser levadas mais a sério. Foi então, que decidi aprofundar meus conhecimentos na área, entender seu funcionamento e explorar o seu grande potencial para negócios.

E assim, em 2010 eu já atuava integralmente como analista de mídias sociais. Mas, não acabou por aí. Assim como todas as outras áreas, essa profissão pode ser dividida em diversas funções e hoje, eu tenho o privilégio de dizer que já passei por todas elas. Já criei conteúdo em diversas mídias, já monitorei inúmeras keywords, já criei e aperfeiçoei diversos relatórios de desempenho e também já planejei campanhas de diversos segmentos. E sabe, sou completamente apaixonada por tudo isso! *-*

Talvez seja por isso que eu goste de experiências. Porque assim, como todo mundo, já tive inúmeras dúvidas de qual profissão seguir. E porque, talvez, se eu não tivesse me aventurado em todas essas áreas não conseguiria pensar em web como um todo.

Então, você que está aqui lendo esse blog hoje e passa exatamente por essa situação. O meu conselho é: aventure-se, descubra-se e apaixone-se. E quem sabe, um dia, você também não possa ajudar outras pessoas compartilhando os seus conhecimentos. 😉

Boa sorte na sua jornada e espero que possamos crescer juntos.

“Se a pessoa tem coragem e generosidade suficientes, o resto a gente pode ensinar. Para mim, a criatividade tem a ver, antes de mais nada, com coragem – a disposição de correr riscos, experimentar coisas novas e compartilhar as experiências com os outros.” – Diane Paulus, Diretora artística do Cirque du Soleil.